Rodrigo Bueno

Gastrólogo

12310435_1047773618600519_61050927991010

Apaixonado por gastronomia, Rodrigo Bueno aprendeu o ofício muito cedo, aventurou-se entre as panelas aos 7 anos para fazer um bolo simples para o aniversário de sua mãe, mais resolveu se profissionalizar somente quando chegou a hora de escolher a faculdade, e assim veio a formação como Gastrólogo em Campos do Jordão pelo SENAC. Ainda na Faculdade de Gastronomia descobriu outra vocação, transmitir o que sabia, pois teve a oportunidade de participar do programa de monitores e acompanhar o dia-a-dia de seus professores.

Já formado e após algumas experiências profissionais em Hotéis e restaurantes de Campos do Jordão, litoral paulista e em sua terra natal, São José do Rio Preto, partiu para mais uma aventura gastronômica, foi trabalhar em
Navios de Cruzeiros, onde teve a oportunidade de conhecer a culinária praticada nessas gigantescas operações.
Foi então que o Chef decidiu navegar para mais longe, em busca de mais conhecimentos e técnicas, Rodrigo Bueno chegou a Itália para frequentar o curso de Master Chef de Cozinha Italiana pelo Institute Culinary Italian for Foreigners reconhecido pela Accademia Italiana Della Cucina no Castelo de Costigliole D’Asti. Em solo italiano passou por vários restaurantes e conheceu a cultura gastronômica daquele país o qual se encantou pelas técnicas apuradas, ingredientes de altíssima qualidade e tecnologia.


De volta ao solo tupiniquim, e com a certeza de que estava ainda mais apaixonado pela gastronomia, o Chef se tornou especialista em gestão de serviços de alimentação e em docência para o ensino superior pelo Senac São Paulo, pois assim conseguiria realizar seu sonho de ensinar e atuar profissionalmente no mercado gastronômico com treinamentos.

 

E como uma forma de retribuir para a sociedade tudo o que havia conquistado, tornou-se membro da AREGALA (Associación de Restauradores y Gastrónomos de las Américas e do Mundo), no diretório brasileiro, para apoiar a promoção da gastronomia como cultura de integração sul-americana e elemento motor do turismo brasileiro. Hoje como Diretor Estadual atuante na região de São José do Rio Preto, representando igualmente a Cozinheiros sem Fronteiras para promover e divulgar a gastronomia por meio de eventos Gastronômicos beneficentes.

 

Por todo este esforço Rodrigo Bueno recebeu o reconhecimento das entidades SINHORES, FHORESP e CNTUR Honra ao Mérito, no Dia Internacional do Chef de Cozinha, pelos relevantes serviços prestados à Categoria Gastronômica em 2011. Em 2012, a AREGALA reconhece com honrarias o trabalho de divulgação da Gastronomia como meio de cultura. E no ano de 2015 o Chef Rodrigo Bueno recebe o Prêmio destaque da Gastronomia de São José Do Rio Preto pelo empreendedorismo e inovação no desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias e excelência da Produção Gastronômica no Brasil.