• Rodrigo Bueno

Você sabe quais são os tipos de coquetéis?

Coquetel é uma palavra com vários traços histórico, no que diz respeito de sua versão inglesa, cocktail se traduz por rabo de galo, sim isso mesmo, é a junção das palavras cock (galo) e tail (rabo), que obviamente este é só um resumo da história, seria necessário um artigo grande para falar sobre este assunto.


Mais vamos falar sobre as categorias de coquetéis?


O que vale é a dosagem, ou seja quantidade de bebida e a temperatura dos drinks, que são divididos em 2 categorias alcoólicos e não alcóolicos, esses por sua vez separados em 3 tipos básicos:


LONG DRINKS São servidos em copos altos, abaulados, também chamados tumbler, geralmente refrescantes com bastante gelo compostos por sucos de frutas, refrigerantes, águas gaseificadas.


SHORT DRINKS Famosos por servirem coquetéis que conquistaram o mundo, são servidos em copos baixos.


HOT DRINKS Como o nome já diz bebidas quentes, servidos em copos resistentes a altas temperaturas, o mais indicado é o copo conhecido como grog, para não queimar a mão do degustador.


Além disso os drinks e coquetéis são classificados por sua finalidade, podendo ser:


ESTIMULANTE DO APETITE São os drinks aperitivos que abrem o apetite por seu teor alcoólico, em geral são compostos por bebidas destiladas, sucos de frutas ácidas e pequenas quantidades de açúcar, vermutes e bitters.


DIGESTIVOS Esses são servidos geralmente após a refeição e o café, são os licores e drinks compostos por açúcar e bebidas destiladas.


REFRESCANTES Basicamente são servidos gelados, sim com muito gelo e compostos de ingredientes variados, bebidas destiladas, sucos, refrigerantes e águas gaseificadas, servidos, em geral, em copos long drink.


ESTIMULANTES FÌSICOS Servidos em dias frios, o grande objetivo é aquecer o corpo, esses hot drinks são compostos por café, leite, chá e água, tudo bem quente, além de bebidas destiladas e condimentos variados.


Não podemos esquecer do maneira de preparo de cada estilo existem 3 maneiras básicas para preparar coquetéis:


BATIDOS Feitos na coqueteleiras onde o profissional pode demonstrar toda sua técnica com classe e beleza e ou no liquidificador ou mixer.


MEXIDOS Estes são feitos no Mixing Glasses espécie de copo específico para a este trabalho.


MONTADOS Feitos diretamente no copo onde será servido


Para preparar estes deliciosos coquetéis você poderá conferir as receitas que estão no Blog deste site na Categoria Coquetéis, ou Clique aqui

55 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Chocolate Grande Hotel

Estilo e Finalidade: Hot Drink - Estimulante Físico Estilo de preparo: Montado Copo: Grog Volume: 200ml *** Nocello Toschi é um licor italiano à base de nozes, com um sabor especial e aroma exclusivo

Café Parisiense

Estilo e Finalidade: Hot Drink - Estimulante Físico Estilo de preparo: Montado Copo: Grog Volume: 200ml Ingredientes Café 50ml Licor de cacau 30ml Espuma de leite 5ml Chantilly 15g Chocolate granulado